SAELUA FEZ PARTE DO TIME SAMOA AMERICANA, QUE TEM SUA HISTÓRIA CONTADA NO LONGA DA SEARCHLIGHT PICTURES QUE CHEGA EM 27 DE MARÇO NO STAR+

Trailer: https://youtu.be/aXLu6n4LySA
Materiais de imprensa: https://dam.gettyimages.com/thewaltdisneystudios/gol-gana-latam
Quem Fizer Ganha, longa da Searchlight Pictures dirigido por Taika Waititi, chega em 27 de março exclusivamente no Star+. A produção conta a história da seleção nacional de futebol da Samoa Americana – território situado na Polinésia, Oceania - que sofreu a maior goleada da história, perdendo para a Austrália de 31 a 0 em 2001, numa partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.
Baseado em fatos, Quem Fizer Ganha apresenta Thomas Rongen (Michael Fassbender), um treinador contraditório e rebelde, que é contratado para ajudar a mudar a sorte do time para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. O longa traz uma rica e emocionante narrativa inspirada nos jogadores e comissão técnica que, após a significativa derrota, tentam achar algum meio para conseguirem desenvolver o time e ganharem pelo menos um jogo com a ajuda do novo técnico estadunidense. A produção mostra como a união, a persistência, a preparação e a confiança possibilitaram que o time realizasse seu maior sonho.
Além de contar esse fato histórico no esporte, Quem Fizer Ganha destaca também a história de Jaiyah Saelua, interpreta por Kaimana, que foi a primeira atleta trans de futebol a jogar uma partida de eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa em 2011 com a seleção da Samoa Americana de futebol masculina. Saelua tornou-se a capitã do time e foi essencial para que o time se desenvolvesse e começasse a ganhar um pouco mais de confiança dentro do campo. Conheça mais sobre a atleta:
Quem é Jaiyah?
Jaiyah nasceu em Pago Pago, capital da Samoa Americana, em 19 de julho de 1988. Durante a escola, chegou a cursar balé, porém foi no futebol onde se encontrou. Ganhou notoriedade durante a vitória da Samoa Americana por 2 a 1 contra a Tonga nas eliminatórias da Copa do Mundo em novembro de 2011, abrindo portas no universo esportivo ao falar abertamente sobre sua identidade de gênero.
Cinco anos depois, em 2016, foi convidada pela FIFA para integrar o júri do “Prêmio Diversidade”, que tem como intuito reconhecer pessoas, atos e instituições que lutam em prol de um futebol sem preconceitos. Atualmente, Saelua é técnica da seleção masculina da Samoa Americana e embaixadora da FIFA para a igualdade e atletas LGBTQ+.
Kaimana e Jaiyah Saelua na Prèmiere de Quem Fizer Ganha

Fa´afatine
Além de contar a trajetória de Jaiyah no time, Quem Fizer Ganha apresenta ao público um dos legados culturais do país, o Fa'afafine, o terceiro gênero na Samoa, composto por pessoas que se identificam como gênero fluído ou não-binárias. No filme, a responsável por dar vida a jogadora, a atriz Kaimana, também se identifica como Fa'afafine.
Quem Fizer Ganha estreia em 27 de março no Star+.